Blockorion

Hiperinflação à vista? Alavancagem em Bitcoin é comparada a corrida do ouro

Durante transmissão do Bloomberg Crypto Summit, Caitlin Long, CEO e fundadora do Avanti Bank & Trust, relacionou os investimentos da MicroStrategy em Bitcoin com a corrida contra a hiperinflação após a primeira guerra mundial enfrentada pela Alemanha.

O que a MicroStrategy fez não é muito diferente do que os grandes industriais alemães fizeram quando começaram a ver a desvalorização da moeda antes da hiperinflação. Não estou prevendo que a hiperinflação vai chegar, estou apenas dizendo que há uma analogia histórica e temos várias empresas de tecnologia [fazendo o mesmo], afirmou Caitlin durante o programa.

Para arcar com os elevados custos da Primeira Guerra Mundial ainda em curso, a Alemanha suspendeu a conversibilidade de sua moeda com o ouro. Essa medida elevou ao limite a base monetária do Papiermark alemão, moeda em curso na época, causando aumento explosivo dos preços.

 

inflação
Homem varrendo papel moeda na rua durante hiperinflação na Alemanha pós-guerra. Fonte: Mises Brasil.

Para se proteger contra a desvalorização da moeda, muitas pessoas recorreram ao ouro como um ativo contra a inflação. Exatamente um século após, o mundo passa por um novo significativo aumento nas bases monetárias das moedas fiduciárias, que há muito tempo perderam sua paridade com o ouro.

Mas agora, a melhor proteção contra a inflação pode não mais ser o metal amarelo, que há milênios é sinônimo de riqueza, mas sim a sua versão digital, o Bitcoin.