Blockorion

StuxNet: nem estar fora da internet impediu essa invasão

O vírus Stuxnet é enorme. Estima-se que 10.000 programadores experientes sejam necessários para criar o vírus. Isso é feito por uma equipe grande e experiente, não por um hacker ou um grupo de pequenos hackers. 

A suspeita que existe hoje é que esse malware foi criado pelos esforços conjuntos do governo dos Estados Unidos e do governo israelense, mas nenhum governo reivindica o autor do vírus. Existem três componentes principais, todos extremamente complexos. O primeiro é a infecção por vermes. 

O código responsável por explorar a vulnerabilidade e se instalar na máquina. O vírus usa um total de 4 vulnerabilidades de 0 dias para atacar os sistemas Windows. 

Veja: Poucas pessoas podem conduzir um ataque de 0 dia. O vírus contém 4. Mas essa nem mesmo é sua principal forma de expansão. Por razões óbvias, ninguém conecta uma centrífuga nuclear à Internet. 

Como um padrão para instalações de alta segurança, como indústria nuclear, sistemas de defesa e ataque, os sistemas são mantidos no chamado air-link.